As faixas e artistas com mais vendas no Beatport em 2014

Seguindo a tradição, o Beatport — considerado a maior plataforma digital para DJs — faz um levantamento para reunir as faixas, artistas e gêneros com mais vendas no ano  (do dia 1 de Janeiro até 1º de Dezembro). À primeira vista, os resultados podem parecer surpreendentes, se considerado que a posição #1 não é de um grande nome mainstream. Ainda mais pelo fato da presença de Ten Walls, Maceo Plex e Sasha entre os 10 primeiros colocados.

2_beat_595 

Há um líder claro aqui, a gravadora Spinnin (com nada menos do que 7 itens no top 20). Eles dominaram as paradas do Beatport por anos, mas nada que se compare à “Animals”, em 2013 — uma das faixas mais vendidos do site de todos os tempos, e mais listadas nos charts top 10 —. “Nós sentimos que as pessoas estavam à procura de algo novo após a grande tendência de house progressivo, e queríamos trazer um novo som, e este foi muito bem recebido pelos fãs de música”, diz o co-fundador do selo Eelko van Kooten. 

3_595 

Aliás, esse é o segundo ano em que o deep house é o gênero líder de vendas do Beatport. Sua trajetória ao longo da última década, diz muito sobre como foi abraçado pelos clubs e principalmente pelo público. Em 2004, ele era o número 6, e em seguida, caiu para 10º — ano em que electro e breaks lideravam, respectivamente —. Após isso, apresentou uma subida constante, com um salto entre 2011 e 2012, indo da 5ª posição à 2ª. Esse foi o período do ápice de vendas de selos como Crosstown Rebels e Hot Creations

 4_687

Fique por dentro