66% dos artistas já experimentaram o esgotamento pelo menos uma vez, segundo estudo

Por redação

Foto de abertura: Aaron Blanco

Uma nova pesquisa realizada pelo Pirate Studios com 1.500 DJs descobriu que 66% dos artistas sofreram burnout pelo menos uma vez. A Sociedade de Saúde Mental do Reino Unido define burnout como “um estado de exaustão física e emocional, que ocorre ao se experimentar um estresse de longo prazo”. Quando solicitados a descrever a sensação de esgotamento, alguns participantes da pesquisa compararam-na à histeria ou depressão, enquanto outros descreveram se sentir mal-humorado ou com síndrome de impostor.

O principal motivo listado para o esgotamento dos participantes foi a pressão financeira, com 85% dos entrevistados descrevendo trabalhar em tempo integral ou parcial em outros setores enquanto tentava “sobreviver” nas artes. Uma pessoa que respondeu à pesquisa disse que fez 62 shows em um ano, além de trabalhar em um emprego de tempo integral. “Eu tive que estar em cerca de oito bandas para fazer as coisas funcionarem, o que foi um pesadelo para gerenciar logisticamente”, revelou outro artista.

Em outra parte da pesquisa, 72% dos artistas afirmaram que gastaram mais dinheiro em sua prática criativa do que receberam. Naina (www.facebook.com/nainaldn), que é DJ e dirige o selo Hooversound ao lado da produtora musical Sherelle, falou sobre sua recente experiência de esgotamento.


“É difícil quando você se torna autônomo, pois pode se envolver em tantos projetos que se esquece de tirar um intervalo”, explicou.

 

“Recentemente, comprei meu primeiro apartamento, o que é meu objetivo há algum tempo, mas a pressão que coloquei sobre mim mesma fez com que eu mal tivesse tirado uma folga. Minha mentalidade era insana. Acho que você precisa passar por um esgotamento para evitar que aconteça novamente. Você descobre seus limites e reconhece a importância de fazer pausas.” Ela relaciona vários métodos de autocuidado, como desenhar, fazer exercícios e ter uma boa noite de sono, como formas de evitar o esgotamento.


Deixe um comentário

Fique por dentro