Em “Pulsação Tropical”, Fugaz conduz em collab com Mau Maioli uma viagem sonora à Ibiza dourada dos anos 80 e 90, mantendo frescor de brasilidade

Drinks gelados, lugares paradisíacos e festas que fervem ao entardecer. Não há como não desejar o universo sonoro e imagético construído pelos DJs e produtores Rafael Cogo e Ricardo Terlone, que formam o projeto Fugaz, em seu novo projeto em colaboração com Mau Maioli. Trata-se, afinal, do EP “Pulsação Tropical”, que chegou nesta sexta-feira, 4 de outubro, pelo selo Cocada Records, fundado pelo influente DJ e produtor cultural Leo Janeiro. Ouça aqui.

Ouvir “Pulsação Tropical” é abrir uma fenda temporal em direção à Ibiza dos anos 1980 e 1990, onde a fusão de ritmos ensolarados, batidas relaxantes e melodias hipnóticas ecoavam pelas praias e clubes da ilha. Ao mesmo tempo que captura essa nostalgia, o EP tem o seu toque de brasilidade contemporânea, trazendo com competência a vibração que só este país possui.

Os instrumentos característicos da época balearic/house, como sintetizadores, saxofone e samplers de vozes suaves, são habilmente integrados à música, criando uma textura sonora que leva o ouvinte a um passado sonhado, mas não vivido. 

O trabalho é feito em três atos: “Pulsação Tropical” e “Joyland”, frutos de uma produção conjunta da dupla Fugaz e o DJ e produtor Mau Maioli, dois grandes projetos responsáveis por assinarem as duas faixas e alguns dos lançamentos mais interessantes da cena brasileira dos últimos anos. 

A inventividade e o senso criterioso na técnica da produção dos artistas formam um dos pilares para que esse trabalho entregue a identidade de cada um. Nesse sentido, a mixagem e masterização focam na clareza dos baixos e batidas, garantindo que as faixas soam impactantes em qualquer ambiente, seja em sistemas de som de alta qualidade ou em festas à beira-mar. Efeitos como reverb e delay foram usados para recriar a sensação de liberdade e amplitude.

Criando uma atmosfera dançante, a faixa-título traz samples que remetem aos anos 90 da house music e uma linha ácida vinda de uma famosa Roland 303. Enquanto “Joyland” incorpora uma vibração contemplativa aliada ao groove.

Ao fim, o remix de “Pulsação Tropical”, assinado por Gabi Fischer, mostra-se um fechamento consistente e natural para esse trabalho e o seu aspecto “solar”. 

De acordo com Fugaz, o EP é uma celebração da conexão entre culturas, épocas e da natureza exuberante que rodeia ambas as paisagens. Pelo aspecto natural, o trabalho também chama atenção à necessidade de se preservar o meio ambiente. 

“Em tempos em que as preocupações ambientais se tornam cada vez mais urgentes, este lançamento levanta a bandeira para a conservação das nossas riquezas naturais, lembrando que a pulsação da música é também a pulsação da terra”, diz o duo.

Através de uma assinatura autêntica, ousada e cheia de personalidade, o Fugaz já conquistou suportes de nomes como Chloé Caillet, Eli Iwasa, Paulete Lindacelva, Ney Faustini, Due, L_cio e Tessuto.

Mau Maioli se destaca pela junção entre house e indie dance, unindo nostalgia, groove e muito sentimento. O brasileiro conta com suportes de nomes como Solomun, Rafael Cerato, Fatnotronic, Tony Y Not, além de uma collab a caminho com Eli Iwasa.

Agora, com o lançamento de “Pulsação Tropical”, Fugaz e Mau dão passo significativo em relação à ampliação de horizontes artísticos e na conquista de novos palcos. 

“É uma grande felicidade poder fazer minha estreia no Cocada e ao lado de talentos como o Fugaz e a Gabi Fischer. Uma mistura de Ibiza com Brasil e com nossa identidade e vontade de nos expressar através da música e sonhos que envolvem a música.” acrescenta Mau.

Coloque o EP para tocar, faça um drink bem gelado e usufrua da vibe imaculada que há neste trabalho. 

Por assessoria

Deixe um comentário

Fique por dentro